Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atividade 1.1


Descrição: telaeproinfo

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


UNIDADE 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Cursista: Theizy e Juliana
Data: 24/10/2012
Atividade: 1.1 Reflexões iniciais.
Tutora: Josemilia


A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
De acordo Pozo, em seu artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” estamos presenciando um momento paradoxal no que tange o processo ensino aprendizagem. Atualmente a sociedade vive a era da informação e segundo o autor citado a cima, as escolas não estão devidamente preparadas para captar os benefícios educacionais da tecnologia informativa. Esse universo requer do profissional e do aluno a capacidade cognitiva de gerir conhecimento a seu favor a partir dessas informações digitalizadas.
Segundo Pozo (2001, p. 31) para conseguirmos formar discentes capazes de ordenar informações, faz-se necessário: “...mudar as formas de aprender dos alunos o que exige também mudar as formas de ensinar de seus professores”. Fazer com que o aluno adquira o conhecimento internalizado, cognitivo tecnológicorequernovas competências nas quais Pozo as ordena como:Competências para a aquisição de informação; Competências para a interpretação da informação; Competências para a análise da informação; Competências para a compreensão da informação e Competências para a comunicação da informação.
Esse conjunto de capacidades nos leva a nova gestão da “sociedade da aprendizagem” que possibilita acesso direto a novas culturas, além de levar o estudante a participar e interagir em uma sociedade altamente competitiva no mercado de trabalho.
Desse modo, observamos que ao longo do artigo o autor elenca estratégias de como articular o conhecimento vinculado as fontes de informação o que segundo Bozo 2001, p. 32 “...requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.”

Ser professora é uma tarefa prazerosa e mediar conhecimento é preponderante para nos encontrarmos como profissionais na área. A pesquisa constante faz parte da rotina docente e a responsabilidade de formar cidadãos faz com que o professor utilize de habilidades que auxiliem na construção dessa competência. No contexto atual a responsabilidade dessa mediação de conhecimento é andar lado a lado com a tecnologia, inovar a forma de trabalhar reforça o nosso papel como professor. Dessa forma, encontro-me como profissional dedicada e ser educadora foi o meio que encontrei para não afastar-me do conhecimento. A adequação ao contexto no qual estamos inseridos é o desafio constante que essa profissão nos oferece, por isso acredito que aliar  teoria a prática torna nossa atividade ainda mais prazerosa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário